terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Expansão Marítima Portuguesa

Grandes Caravelas Portuguesas

O que foi esse movimento?

No começo do século XV, um grande empreendimento comercila surge na Europa: A Expansão Marítima. Os países europeus finalmente lançaram-se na conquista dos mares, com o objetivo único de expandir o comercio a "lugares nunca dantes navegados" e iniciando a colonização de terras em outros continentes. A civilização europeia estava saindo da Idade Média e iniciando a Idade Moderna, enfrentavam problemas por causa da crise do feudalismo e sentiram a necessidade de expandir seu mercado, a partir daí começava a expansão marítima e comercial daquele continente.


Fatores que levaram à Expansão Marítima

1 – A procura de especiarias:  As cidades de Gênova e Veneza dominavam o mercado de especiarias no Mediterrâneo Oriental, pois era necessário buscar as mercadorias (tecidos, tapetes, perfumes, etc.) nos portos de Alexandria e Constantinopla onde elas detinham o nonopolio. Eles revendiam esses produtos por preços absurdos, visando apenas um grande lucro. A burguesia europeia,perbebendo que seus lucros não melhoravam devido a esse monopolio percebeu que era necessário  descobrir um novo caminho para as Índias, para quebrar o monopólio italiano sobre o comércio no mar Mediterrâneo.

2 – A escassez de metais preciosos: As minas europeias já não conseguiam atender a demanda de metais preciosos. A escassez foi consequência da grande quantidade de moedas usadas para o pagamento das importações. Eles perceberam que era preciso buscar novas fontes/novas minas fora do continente europeu.

3 – Aliança entre o rei e a burguesia: Essa aliança buscava a valorização do comércio e a centralização do poder, possibilitando a derrota da nobreza feudal. Funcionava desse modo: a burguesia fornecia capital e armas para o exército, em troca, os reis promoviam melhorias no comércio para atenderem aos interesses da burguesia.

4 – A Catequese: A igreja católica desejava conquistar novos fiéis para compensar as perdas com a Reforma Protestante (que havia “tomado” muitos de seus religiosos). A possibilidade de conversão dos pagãos ao cristianismo animava os católicos.

5 – Avanços na Arte Náutica:  Desejavam aprimorar seus conhecimentos geográficos, após o desenvolvimento da cartografia. As tecnologias de navegação estavam em grande grau de avanço, logo, invenções como a bússola, o astrolábio e a caravela tornaram as viagens bem mais seguras.
 


As razões do Pioneirismo Português




Portugal  foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI. Os portugueses já possuíam certa experiência em navegações – por causa da pesca de bacalhau, por exemplo – o que ajudou bastante o país. Esse pioneirismo só foi possível com: investimento de capital vindo da burguesia e da nobreza (muito interessados no lucro que este negócio poderia gerar), boa qualidade de suas caravelas (superiores à de outras nações) e a preocupação com os estudos náuticos (chegaram a criar até um centro de estudos, A Escola de Sagres). Foi durante essa boa fase que Portugal chegou ao Brasil. Em 1500, Pedro Álvares Cabral o descobriu, antes de seguir até a Índia. Existem controvérsias sobre esta vinda (se foi intencional ou não). Portugal também acabou em disputa com a Espanha, pelas terras da América.
Consequências

    Ampliação do conhecimento humano sobre a geografia da Terra.
    Revolução comercial – unificação dos mercados europeus, asiáticos, africanos e americanos.
    A decadência das cidades italianas.
    Formação do Sistema Colonial.
    Escravismo em moldes capitalistas.
    Hegemonia europeia sobre o mundo.
    Afluxo de metais provenientes da América para a Europa.







Chegado dos Europeus a América













Principais Feitos Portugueses

Ceuta

Ceuta era uma cidade situada no Norte de África e dominada pelos Muçulmanos. Foi conquistada pelas tropas portuguesas de D.João I em 1415 no âmbito de solucionar a grave crise económica que se passava em Portugal. Ceuta possui certas características que atraíram Portugal para a sua conquista:
  • Ceuta era um ponto estratégico visto que a partir desta era possível controlar as entradas e saídas do Mar Mediterrâneo;
  • O Algarve deixaria de ser frequentemente  atacado por piratas com base em Ceuta, se Portugal a conquistasse.
  • Ceuta possuía ricos campos de trigo que faltavam a Portugal;
  • Ceuta era um ponto de chegada das rotas caravaneiras muçulmanas carregadas de ouro, especiarias e produtos de luxo.
Contudo, apesar de ter sido um êxito militar, Ceuta não veio resolver os problemas económicos portugueses visto que os tão ambicionados campos de trigo foram queimados, assim como as rotas caravaneiras foram desviadas para outro local não passando por Ceuta. Para além disso, a cidade estava constantemente a ser atacada.
Dobragem do Cabo Bojador

Após várias tentativas não sucedidas, Gil Eanes dobra o Cabo Bojador. A sua passagem revelou que todos os mitos sobre o fim do mundo nesta zona e da existência de monstros marinhos, não passavam de uma lenda.  



Dobragem do Cabo das Tormentas


Vários foram os naufrágios que atingiram as embarcações de D. João II. Mas, foi em 1488 que o célebre navegador Bartolomeu Dias conseguiu dobrar o Cabo das Tormentas no extremo sul de África e derrotar o mítico Adamastor. Este grande feito provou que o monstro Adamastor não passava de um rochedo numa zona de fortes correntes marítimas, que os mapas de Ptolomeu estavam errados e que havia uma passagem via marítima para o Oceano Índico. Abriu grandes expectativas de que era possível chegar à India por mar.
Descobrimento do Brasil
Os objetivos da Viagem de Cabral foram: Tomar posse das terras garantidas por Tordesilhas (?) e manter as relações comerciais com o Oriente (Índias)
Tão logo completou a sua centralização monárquica, em 1492, a Espanha inicia as Grandes Navegações Marítimas. Os Reis Católicos (Fernando e Isabel) cederam ao navegador Cristóvão Colombo três caravelas. Com elas, Colombo pretendia chegar às Índias, navegando na direção do oeste. Ao aportar nas Antilhas, ele chega em Cuba, El Salvador e Santo Domingo acreditando ter chegado ao arquipélago do Japão. Com a entrada da Espanha no ciclo das grandes navegações, criou-se uma polêmica entre esta nação e Portugal, pela posse das terras recém-descobertas da América. Essa questão passa pelo Papa, que escreve a Bula "Inter Colétera" (as terras da América seriam dividas por uma linha a 100 léguas das Ilhas de Cabo Verde, em que Portugal ficaria com as terras orientais e a Espanha ficaria com as terras ocidentais). Portugal fica insatisfeito, recorre ao Papa -> Tratado de Tordesilhas. (Foto)
tratado de tordesilhas 4 A Divisão do Mundo

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