sexta-feira, 13 de março de 2015

Civilizações Clássicas (Grécia e Roma) - Exercícios




Então alunos e amigos do blog! Animados para o fim de semana? Bom para dar uma descansada, curtir a família e os amigos. Mas não pode deixar a peteca cair não. Aproveite para dar uma revisada nos materiais do nosso blog e tirar toda as dúvidas que vier a surgir. Para ajudar nessa avaliação deixaremos aqui uma bateria de questões para você auto avaliar-se. Boa sorte.



Aproveitem, pois um guerreiro bem preparado enfrenta qualquer batalha que encontrar. 
E não esqueçam!!! estamos juntos nessa luta por sua aprovação então pode nos explorar pois:

 “Não são nossos talentos que nos mostram aquilo que realmente somos, mas sim nossas escolhas”, do filme Harry Potter e a Câmara Secreta, personagem com muito talento e responsabilidades.




Um super fim de semana a todos e até o próximo post.


01) No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. IV a.C.) pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios (...). " (Jean-Pierre Vermont. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 17).

A partir da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos:

a) Separavam completamente a razão do mito, diferenciado a experiência humana de suas crenças irracionais.
b) Acreditavam em seus mitos, relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano.
c) Definiram o caráter irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
d) Privilegiavam o mundo sagrado em relação ao humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro.
e) Defendiam a natureza como um reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.
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02) Atenas viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um regime democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos, ampliadas de 4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na cidade, um no litoral e outro na área rural, foram as bases para as reformas posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta:

a) O ostracismo, aplicado pela primeira vez no período 488 – 487 a.C., estabelecia a expulsão do cidadão denunciado como politicamente perigoso e a cassação de seus direitos políticos por um prazo de dez anos.

b) Entre as reformas implementadas por Péricles, a criação da mistoforia – remuneração ao exercício de cargos e à participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos mais pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua subsistência material.

c) Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gênero, de qualquer procedência, ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assembléia popular – Eclésia.

d) Na Atenas do século IV a.C., a Eclésia era o centro de vida política, englobando entre suas funções as dimensões legislativa, executiva, judiciária e eleitoral.

e) Ao longo do século IV a.C., a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituições, dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações dos cidadãos, como a mistoforia.
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03) Com o fim do domínio gentílico sobre a terra, os parentes mais próximos do pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como eupátridas (os bem nascidos). O restante da terra foi dividido entre os georgoi (agricultores); os mais prejudicados por esta divisão foram os thetas (marginais), excluídos da partilha. Os novos grupos sociais, a propriedade privada da terra e o surgimento dos demos marcaram o advento da pólis (cidade-estado) grega. Sobre a pólis grega, é correto afirmar:

a) Em razão da abundância de terras na pólis, os excedentes populacionais balcânicos continuaram a lutar por terras em torno da acrópole.
b) O poder ampliado do pater na administração da família e da casa enfraqueceu o individualismo, pois beneficiou igualmente filhos e parentes distantes na partilha dos bens.
c) Os georgoi produziram grandes riquezas em suas terras devido às boas colheitas e, com isso, despertaram a cobiça dos eupátridas.
d) Com a pólis, o urbano constituiu-se como a base da sociedade e seu elemento de união, e a cidade-estado passou a ser liberada por um conselho de eupátridas.
e) Os demiurgos tornaram-se o grupo social dominante em cada pólis, compartilhando o poder político com os eupátridas.
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04) “O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental”. (Bernard Williams. In: Finley M.I. O legado da Grécia, 1998.)
A afirmação baseia-se no fato de que:
a) a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;
b) os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição romântica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas como Voltaire e Diderot;
c) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política;
d) os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna;
e) a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.
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05) Em 2012 serão realizados os Jogos da XXX Olimpíada, na cidade inglesa de Londres. Os jogos olímpicos tiveram origem na Grécia, em 776 a.C., como forma de celebrar Zeus e a paz.
A respeito do desporto na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
a) o desporto grego, apesar de bastante competitivo, muito raramente era sangrento e mortal, haja vista que tinha caráter religioso e comemorava a paz entre Atenas e Esparta;
b) por volta de 500 a.C., os maiores festivais atléticos estavam em completa decadência, deixando de conferir prestígio e glória às grandes famílias e às cidades de origem dos atletas;
c) em seus primórdios, as mais antigas competições em Olímpia tinham um significado meramente desportivo, ao passo que no século VIII a.C. passaram a ter um sentido estritamente religioso;
d) os gregos acreditavam no valor do desporto como treino, sobretudo para a guerra, haja vista que ambos, guerra e desporto, tinham para eles muito em comum;
e) nos tempos de Homero, vários atletas adquiriram grande prestígio e glória em suas cidades natais, chegando mesmo a serem vistos como deuses, cujas estátuas podiam fazer milagres e, por esse motivo, eram cultuadas publicamente.
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06) O mundo greco-romano não se estruturava como os Estados Nacionais Contemporâneos, mas de modo bem distinto, como Cidades-Estados. Estas, que conhecemos pela tradição escrita, pela epigrafia ou pelas fontes arqueológicas, eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas, ao longo dos séculos, para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequena unidade territorial, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais que cinco mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar vinte mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de cem mil habitantes – e, por vezes, como na Roma imperial, chegaram à escala de um milhão de habitantes. (GUARINELLO, Luiz N. Cidades-Estados na Antiguidade clássica. In: PINSKY Jaime; PINSKY Carla B. (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p. 30 [com adaptações]).

Julgue os itens seguintes considerando as estruturas lingüísticas e idéias do texto acima, bem como a organização das cidades ao longo da História, e diga qual está incorreta:
a) No texto, conhecer "pela epigrafia" significa conhecer pela grafia de epigramas.
b) sujeito de "eram muito diferentes entre si" é "Estas", pronome que se refere a "Cidades-Estados".
c) Nas metrópoles atuais, nota-se um total desvinculamento com o mundo rural, isto é, as relações campo – cidade deixaram de existir.
d) Atenas é exemplo típico de Cidade-Estado grega: pequeno território e reduzida população, comparativamente às Cidades-Estados da sua época, não impediram que o comércio nela florescesse e que, no século V a.C., atingisse a plenitude de seu desenvolvimento cultural e do exercício da democracia.
e) Em Esparta, um dos modelos de pólis grega, o desenvolvimento das instituições políticas foi prejudicado pelo acentuado militarismo imposto e conduzido pela classe dominante, razão pela qual sua experiência democrática ficou aquém da ateniense.
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07) O período Helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
a) O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
b) Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
c) A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
d) A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
e) O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.
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08) Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no Período Clássico.
I. As Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas comerciais nos mares Egeu e Negro.
II. A vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III. O "Século de Péricles" alternou a democracia, caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.
IV. A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da Macedônia.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
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09) Leia o trecho abaixo: Numerosas são as maravilhas da natureza, mas de todas a maior é o homem! Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul, ele avança, e arrasta as vagas imensas que surgem ao redor! Geia, a suprema divindade, que todas as mais supera, na sua eternidade, ele [o homem] a corta com suas chamas.. (Sófocles, Antígona. São Paulo. Edições de Ouro, S.d. p. 164)

Com base no texto, a respeito da cultura grega, é correto afirmar que:

a) a força de expressão da cultura erudita extinguiu a influência e a herança da mitologia;
b) o valor da ação humana dependia de sua adaptação às imposições estabelecidas pela religião;
c) a liberdade de expressão, na Grécia, destacava o homem como a medida de todas as coisas;
d) a unidade política grega e a centralidade do poder decorriam da valorização do homem;
e) a democracia grega estimulou as reações contra o politeísmo.
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10) “Um deus, parece, se ocupou de vós: prevendo o futuro, implantou duas estirpes gêmeas de reis, em lugar de uma única (...) introduziu o comedimento do sábio poder exercido pela velhice na força arrogante que se apoiava sobre o nascimento, tomando a competência dos vinte e oito Gerontes igual à dos Reis na votação dos assuntos mais importantes (...) Constatando que o governo ainda era cheio de orgulho e desconfiança, impôs-lhe à guisa de freio a soberania dos Éforos (...)” Platão, As Leis. O texto de Platão e o conhecimento da conservadora organização política da Cidade-Estado ou Pólis Espartana permite afirmar corretamente:

l. No lugar de uma monarquia existia uma diarquia, ou seja, dois reis, certamente para evitar a autocracia.
ll. Os componentes do Senado ou Gerúsia eram anciãos, em número de vinte e oito, com mais de sessenta anos e competia-lhes fazer as leis.
lll. O texto de Platão omite a existência da Assembléia do Povo ou Ápela, formada por cidadãos de mais de trinta anos, que ratificava ou não as decisões da Gerúsia.
Está correta ou estão corretas:
a) apenas l e lll;
b) apenas ll e lll;
c) apenas ll;
d) apenas l;
e) todas.
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11) Em Roma a “voz do sangue” falava muito pouco; o que falava mais alto era a voz do nome de família”. (VEYNE, Paul. História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, v. I, p. 25.)
A partir da frase anterior, e de seus estudos históricos, é correto afirmar que os romanos:
a) escolhiam seus herdeiros em função do reconhecimento e legitimidade dos filhos, podendo deixar bens tanto para os filhos de sangue, quanto para os adotados.
b) distribuíam seus bens de acordo com o nascimento de seu filho, valorizando o primogênito e descartando os demais, sobretudo as mulheres;
c) selecionavam seus herdeiros de acordo com a educação recebida, cabendo aos homens e mulheres, com melhor desempenho escolar, a herança maior;
d) escolhiam seus herdeiros de acordo com o nome de família, ou seja, aqueles que eram de linhagem nobre eram os herdeiros, nada cabendo aos bastardos e aos adotados.
12) Na Roma republicana, “o tribunal e a assembléia tribal foram simplesmente acrescentados às instituições centrais existentes no Senado, Consulado e Assembléia centuriata: não significavam uma abolição interna do complexo oligárquico de poder que guiava a República.” (Anderson)
Assinale a alternativa correta a respeito da organização e do processo sociopolítico na Roma Antiga republicana:
a) A luta de classes em Roma foi por vezes violenta e prolongada, produziu desempenhos heróicos, como os de Caio e Tibério Graco, e alterações que beneficiavam a plebe, mas jamais aboliu ou substituiu a estrutura cívica de poder da nobreza hereditária.
b) O Senado Romano só teve poder no início da República e era constituído pelos indivíduos considerados mais capazes, independentemente de sua origem familiar.
c) Embora a democracia provenha da Grécia, a escolha dos magistrados em Roma era feita do modo mais democrático possível para os padrões da Antiguidade: eram escolhidos por todos os habitantes da cidade, em assembléia na praça pública.
d) Quem governava, na Roma republicana, era o cônsul, enquanto o Senado se constituía numa simples representação honorífica de família.
e) A plebe romana representava-se por uma assembléia tribal, que reunia os representantes das aldeias estrangeiras dominadas e ainda organizadas em comunidade primitiva.
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13) Leia atentamente um fragmento de Suetônio (1990, p. 51) sobre a história de Júlio César, julgue as alternativas e indique a assertiva correta:
(...) Não existem distinções que não recebessem segundo seu capricho e que não concedesse da mesma maneira. Cônsul pela terceira e quarta vez, se limitou a ostentar o título, e se contentou em exercer a ditadura que haviam concedido com os consulados; (...) durante os quais só reuniu comícios para eleição de tribunos e éditos do povo. Estabeleceu prefeitos em lugar de pretores, para administrarem abaixo das suas ordens”.
a) César não se limitava aos poderes de ditador e cônsul da República Romana.
b) César nunca chegou a ser imperador, pois foi assassinado antes de receber de Roma essa honra.
c) César, como bem mostra o fragmento, já goza dos poderes de imperador.
d) O Consulado e a Ditadura são cargos típicos da República Romana, unificados por César no final da sua vida.
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14) Desenvolveu-se nos homens primeiro a sede do dinheiro, em seguida o amor ao poder; tais desejos foram, por assim dizer, as fontes de todos os males... mais tarde quando o contágio se propagou como uma epidemia, a cidade mudou de aspecto; e o seu governo, até esse momento tão justo e virtuoso, tornou-se cruel e insuportável. (SALÚSTIO. The Conspiracy of Catiline. Baltimore: Penguin Books, 1963. p. 181.)
Salústio (86-34 a.C.) escreveu essas palavras condenando o colapso dos valores e do regime republicano. As observações do historiador romano devem ser inseridas no quadro de desorganização geral da vida social romana.
Sobre a decadência do regime republicano, identifique a alternativa incorreta:
a) Nas longas guerras empreendidas pelos romanos contra os cartagineses, as pequenas propriedades rurais foram arruinadas, obrigando seus proprietários a vendê-las a baixos preços, provocando a formação de grandes latifúndios.
b) A introdução do trabalho escravo nas plantações chamadas latifundia provocou um grande êxodo rural dos pequenos camponeses para Roma, favorecendo a formação de uma camada urbana marginalizada e miserável.
c) Em 133 a.C., Tibério Graco, representante da plebe, foi eleito tribuno. A reforma agrária empreendida em seu governo, apoiada pela classe senatorial, conseguiu amenizar durante algum tempo as tensões no campo.
d) As revoltas dos escravos aumentaram as tensões em Roma. A mais famosa delas foi liderada pelo gladiador Espártaco, sendo duramente reprimida.
e) O exército deixou de ser um instrumento da República para se tornar patrimônio particular dos generais, cujo poder acabou ameaçando a autoridade do Senado.
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15) O governo da República romana estava dividido em três corpos tão bem equilibrados em termos de direitos que ninguém, mesmo sendo romano, poderia dizer, com certeza, se o governo era aristocrático, democrático ou monárquico. Com efeito, a quem fixar a atenção no poder dos cônsules a constituição romana parecerá monárquica; a quem fixá-la no Senado ela mais parecerá aristocrática e a quem fixar no poder do povo ela parecerá claramente democrática. (POLÍBIOS. História. Brasília: Ed. da UnB, 1985. Livro VI, 11. p. 333.)
Políbios descreve a estrutura política da República romana (509-27 a.C.), idealizando o equilíbrio entre os poderes.
Não obstante, a prática política republicana caracterizou-se pela:
a) organização de uma burocracia nomeada a partir de critérios censitários, isto é, de acordo com os rendimentos;
b) manutenção do caráter oligárquico com a ordem eqüestre dos homens novos assumindo cargos na administração e no exército;
c) adoção da medida democrática de concessão da cidadania romana a todos os homens livres das províncias conquistadas;
d) administração de caráter monárquico com o poder das assembléias baseado no controle do exército e da plebe;
e) preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembléia centuriata e as magistraturas.
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16) Após as Guerras Púnicas (264 - 146 a.C.) - Conflito entre Roma e Cartago pela disputa comercial do Mediterrâneo -, os romanos abriram caminho para a dominação de regiões do Mediterrâneo Ocidental (Gália, Península Ibélica) e Oriental (Macedônia, Grécia, Ásia Menor). O Mar Mediterrâneo foi inteiramente controlado pelos romanos, que o chamavam de mare nostrum ("nosso mar").
A expansão romana foi acompanhada de importantes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Entre elas destacam-se:
a) o fortalecimento do sistema assalariado, o enfraquecimento dos cavaleiros, a consolidação das instituições republicanas e a adoção dos deuses gregos com nomes latinos;
b) o fim do trabalho escravo, a concentração populacional no campo, o desaparecimento dos latifúndios e a mudança no estilo de vida romano, que se tornou mais simples e sóbrio;
c) o crescimento do escravismo, o empobrecimento da plebe, o desenvolvimento do comércio, o fortalecimento dos chefes militares e o enfraquecimento das instituições republicanas;
d) o abandono dos centros urbanos, a adoção do trabalho servil, a ruralização da produção e o fortalecimento dos chefes militares e das instituições republicanas;
e) o aumento do trabalho escravo, a implantação de minifúndios, a instabilidade política interna, o fortalecimento da família e o enfraquecimento dos chefes militares.
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17) Em verdade é maravilhoso refletir sobre a grandeza que Atenas alcançou no espaço de cem anos depois de se livrar da tirania... Mas acima de tudo é ainda mais maravilhoso observar a grandeza a que Roma chegou depois de se livrar de seus reis. (Maquiavel, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio).
Nessa afirmação, o autor:
a) critica a liberdade política e a participação dos cidadãos no governo;
b) celebra a democracia ateniense e a República romana;
c) condena as aristocracias ateniense e romana;
d) expressa uma concepção populista sobre a Antiguidade Clássica;
e) defende a pólis grega e o Império Romano.
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18) Observe a ilustração abaixo:


 O assunto tratado na revista em quadrinhos da qual foi extraída a tira acima diz respeito à relação entre romanos e:
a) germanos, no século IV d.C.

b) gauleses, no século I a.C.
c) anglo-saxões, no século II d.C.
d) etruscos, no século IV a.C.
e) gregos, no século I d.C.
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19) Durante séculos, o Mar Mediterrâneo foi o centro comercial do mundo conhecido. Dominá-lo significava também exercer plena hegemonia política e militar. São exemplos da busca pelo controle do Mediterrâneo e de sua importância:
a) as Guerras Púnicas, nos séculos III e II a.C., entre Roma e Cartago, que determinaram a plena expansão dos romanos e asseguraram-lhes o domínio do norte da África;
b) as atividades mercantis, na Alta Idade Média, de cidades italianas, como Veneza ou Gênova, que se empenharam no estabelecimento de novas rotas oceânicas para o Oriente;
c) as colonizações desenvolvidas em território americano, a partir do século XV, por Portugal e Espanha, cujo objetivo era ligar a Atlântico ao Pacífico;
d) as guerras napoleônicas na Península Ibérica no princípio do século XIX, que ampliaram o comando francês sobre o norte e o centro do território africano;
e) as Guerras do Peloponeso, nos séculos V e IV a.C., que envolveram as cidades gregas de Atenas e Esparta, na busca pelo controle total da Península Balcânica.
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20) Associe corretamente as colunas e assinale a alternativa correta:
I. Autoridade máxima da República romana
II. Administravam a justiça em Roma
III. Organizavam jogos e festividades públicas em Roma
IV. Autoridade máxima da Monarquia romana
V. General com poderes ilimitados e temporários
( ) Ditador
( ) Senado
( ) Pretores
( ) Edis
( ) Rei
a) V - I - II - III - IV
b) V - II - III - I - IV
c) V - IV - III - II - I
d) I - IV - III - V - II
e) IV - V - I - II - III

GABARITO
01-B    02- C   03-D   04-C   05-D

06-C     07-A    08-A    09-C    10-E
11-A    12-A    13-B    14-C    15-E
16-C    17-B    18-B    19-A    20-A

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