quinta-feira, 5 de março de 2015

História do Brasil - Sociedade Colonial



Como se organizou a sociedade no Brasil colonial? Que grupo de formaram no Nordestes açucareiro e no Sudeste do ouro? Em que se aproximam e se distanciam? Essa é nosso objetivo aqui.

Conforma já discutimos aqui o nordeste brasileiro vai ser o primeiro polo econômico do Brasil Colonial devido a formação dos engenho; então, vamos a ela.

Sociedade Açucareira


Os senhores de engenho eram o grupo dominante na sociedade açucareira por serem donos das terras, engenhos e escravos. Ou seja, por possuir terras e escravos detinham e prestígio e riqueza (lembram dos homens bons?). 
Escravos trabalhando na produção do açúcar

Tal prestigio o dava poder não só sobre seus escravos e familiares (poder patriarcal.mas sobre todos os habitantes do engenho: do padre aos escravos, além dos familiares e dos trabalhadores livres. Na sua falta quem exercia tal poder era o filho mais velho; o único herdeiro.

Aqui vai como dica dar uma olhada no conteúdo de economia colonial para você entender como se organizou a nossa economia colonial http://historiaparaoenem.blogspot.com.br/2015/02/economia-colonial-i.html?spref=fb


Ocupava-se o Senhor de engenho tanto da aquisição de terras, produção e o comércio do açúcar, o controle dos escravos, a administração da propriedade, o pagamento dos salários dos trabalhadores livres, os assuntos relacionados aos rebanhos e à lavoura, os problemas domésticos e familiares e a acomodação de hóspedes.
Mas nem só entorno do engenho vivia o senhor de engenho. Outras atividades tomavam seu tempo como negociar com financiadores e comerciantes do açúcar e também participavam da vida política e administrativa das vilas e cidades (exerciam cargos nos órgãos locais).
Família Patriarcal

Existia também outros grupos sociais que embora não eram expressivos existiam:
Lavradores de cana – donos de canaviais que não eram senhores de engenho; moíam a cana de suas terras em engenhos alheios – eram os chamados arrendatários (aquele que obtém o direito de usar provisoriamente uma propriedade mediante o pagamento ao dono.). Em troca entregavam parte do açúcar que produziam ao senhor de engenho.

Os trabalhadores do engenho –O quadro de trabalhadores do engenho era bastante complexo. Havia os trabalhadores especializados, que eram os trabalhadores livres (feitores e capitãoe do mato) , e os escravos. Os escravos de origem africana e seus descendentes eram a base social da piramide social e que faziam a maior parte das atividades do engenho.

Sociedade Mineradora


A sociedade que se formou nas regiões mineradoras,sobretudo em Minas Gerais ,apresentava características diferentes da civilização do açúcar no Nordeste.

Com características urbanas foi mais complexa pois contava, alem de Grandes Mineradores e autoridades locais uma classe média bastante diversificada como comerciantes, garimpeiros, tropeiros (distribuíam produtos pelas cidades) e profissionais liberais como professores, baixo clero, poetas, etc). Também percebemos que, contrario a sociedade que se formou no nordeste esta tem uma certa mobilidade social e menos patriarcal. ,além de uma multidão de escravos.

A maior mobilidade foi consequência da ampliação das oportunidades  de ascensão social proporcionadas pela riqueza e dinamismo da economia minera,inclusive com a alforria mais frequente de escravos promovida por necessidade ou conveniencia de seus senhores.Com isso,a sociedade do ouro apresentava-se de fato menos estratificada que do açúcar ,isto é,a divisão e separação entre os grupos sociais nela existentes não eram tão rígidas quanto nesta última.Mas,como está,ela também conserva a identidade essencial da sociedade colonial:a escravidão e a forte hierarquização  social e racial.
*Mobilidade Social*-É o processo pelo qual as pessoas ou grupos mudam de lugar no interior da sociedade.Essa mudança pode ser vertical ou horizontal.No primeiro caso,o indivíduo  passa de uma classe social para outra,situada  acima  ou abaixo da classe original.No segundo caso,o deslocamento pode tomar a forma  de uma mudança de profissão.

Diferenças entre a Sociedade Canavieira e Mineradora


Canavieira
*Bipolar, grupos médios mas inexpressivos,  rural, imóvel

Mineradora
*Existência de Grupos médios expressivos, urbana, móvel


Nenhum comentário:

Postar um comentário